Dicas Musicais

5 BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA SUA VIDA

5 BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA SUA VIDA

Vivemos na era do stress. As pressões causadas por tantas obrigações em um cotidiano corrido afetam nosso sistema nervoso e são inúmeros os estudos que apontam os malefícios ao nosso corpo e mente.

Em meio a diversos estudos e técnicas para combater os problemas do stress, cada vez mais as pessoas descobrem em uma atividade simples, maneiras de manterem-se calmas, focadas e mais felizes. Escutar música! Confira as vantagens e benefícios da música em nosso cotidiano.

1 Se Livrar do Stress

Quando as pessoas estão muito estressadas, no momento agudo de um descontrole emocional gerado por algum problema, colocar uma música no computador ou no smartphone pode parecer uma perda de tempo que não resolverá nada. Mas como sabemos o stress afeta a produtividade e o foco. Com o estado emocional descontrolado e mente enfraquecida, enxergar com clareza e tomar decisões tornam-se tarefas quase impossíveis.

A dica de ouro é, deixe uma música que te alegre e que te faça lembrar de bons momentos preparada e no próximo ataque de fúria de o play no som.

A música fará o seu cérebro liberar dopamina imediatamente, causando-lhe alegria e motivação. Aos poucos o stress irá diminuindo e ficará muito mais fácil você encontrar soluções para o seu problema. (Descoberta publicada na Revista Nature Neuroscience)

Dica: O App Spotify permite a criação de playlists, ótima ferramenta para você usar nestes momentos.

2 Música Para Relaxar - Cantar Ajuda

Se você quiser ampliar os efeitos benéficos da música, tente cantar.

Cantar ou mesmo cantarolar uma música que te cause boas emoções é a melhor maneira de mudar as vibrações dos seus pensamentos. Cante em casa, cante no carro, no chuveiro, na calçada enquanto caminha. Não se preocupe se parecer desafinado, apenas aproveite o momento e entregue-se. Depois de poucos minutos você sentirá a diferença no seu estado de humor.

Se você é um fã de karaokê baixe o App Sing! e divirta-se ainda mais.

Quer saber para o que ser as aulas de canto? Clique Aqui.

3 Melhorar a Disposição - Música Para Malhar

Se você possui uma rotina de atividades físicas, tente combiná-la com o ato de ouvir música. É importante escolher músicas que incentivem a atividade. A trilha para uma caminhada matinal pode ser bem diferente da trilha para puxar pesos na academia. A velocidade da música, os instrumentos no arranjo e outros fatores da composição serão determinantes para o tipo de emoção gerada.

4 Música Para Focar

O silêncio ou os ruídos em nosso espaço de trabalho podem ser terrivelmente desestimulantes. Quem nunca se sentiu terrível em uma agência bancária, sem música, sem vida.

Às vezes a regra de etiqueta coíbe um fone de ouvido no horário de expediente. Mas mesmo se as pessoas ao seu redor não estão escutando nada além ruídos chatos, não custa tentar. Muitas vezes em um ambiente corporativo depois que uma pessoa começa a ouvir música aos poucos os outros vão aderindo. Quando você e seus colegas estiveram trabalhando e curtindo música, ah!!! vocês se sentirão em um outro universo e o grande chefe irá adorar os resultados. Se não for possível ouvir música durante todo expediente, experimente depois de uma hora de trabalho árduo fazer uma pausa de um minuto para ouvir um pedacinho daquela música que você adora, com aquele piano ou violão bem tranquilizante. Isso te deixará renovado!

5 Deixar a Vida mais Divertida

Se você já reconhece as maravilhas da música na sua vida e pretende elevar a experiência, procure uma atividade de prática musical que te agrade.

Você não precisa iniciar imediatamente aulas. Você pode tentar fazer parte de um grupo de percussão, um coral de amadores, ou ser backing vocal da banda de amigos que levam a música por hobby. Frequente alguns encontros e veja como se sente. Talvez a primeira e segunda vez sejam estranhas e lhe causem vergonha, mas na hora que o som rolar vai ser difícil você não se encantar e querer fazer parte desse mundo musical.

Se a atividade agradar, você pode procurar uma escola de música e iniciar um novo caminho em sua jornada.

Saiba como é fazer aulas de música. Assista o vídeo abaixo:

Quer aproveitar mais ainda os benefícios da música e começar a tocar um instrumento ou fazer aulas de canto?

Marque uma aula demonstrativa com um professor que vai te ensinar respeitando seu gosto musical.

Sobre o Autor

André Nicolau

nicolau@usinamusica.com.br

O autor é Engenheiro de Áudio, Graduado em Marketing

Especialista em Eventos e Marketing Digital.

Escritor do Livro "Dirigindo Eventos" Laborciência Editora 2015

Professor de música/áudio desde 2004

Colunista da Revista Uma Coisa

Fundador e diretor da Usina Música - www.usinamusica.com.br