Dicas Musicais

Aula de Violão Acordes

Aula de Violão Acordes

Tocar violão é o sonho de muitas pessoas. As características sonoras do instrumento são comuns em canções por todo o mundo e há muito tempo.

Alguns outros instrumentos parecem estar mais sujeitos às tendências musicais e seus fãs aumentam e diminuem sazonalmente. No entanto o violão parece ser imune ao tempo e segue firme sendo xodó de eruditos, roqueiros, sertanejos e muitos outros.

Alguns instrumentos, como o saxofone por exemplo, são categorizados como instrumentos melódicos. Com um saxofone é possível tocar notas consecutivamente e não simultaneamente, assim como o saxofone, o violão também oferece a possibilidade de se executar melodias.

Mas no violão assim como no piano também é possível tocar harmonias.

E como é constituída uma harmonia? Com acordes.

Acordes são junções de notas que tocadas simultaneamente projetam um som mais “cheio”. Somando a isso variações de ritmos, temos uma infinita gama de possibilidades musicais.

Em outras palavras o formato do acorde pode ser um C (Dó Maior) mas a maneira como é tocado o ritmo pode transformar o estilo musical em Reggae, Pop ou MPB.

É comum ouvirmos o termo “acompanhamento”. O acompanhamento é uma harmonia que está servindo de base para uma melodia.

Além dessas possibilidades melódicas, rítmicas e harmônicas o violão oferece outras facilidades. É um instrumento relativamente fácil de ser transportado além de apresentar modelos e marcas para todos os bolsos.

Como aprender violão?

Hoje em dia muito conteúdo está espalhado na Web. Diversos vídeos no Youtube com aulas de violão podem ajudar você a dar seus primeiros passos.

As pessoas aprendem de diferentes formas, ao mesmo tempo que algumas são muito organizadas e disciplinadas outras tem um melhor desenvolvimento quando alguém as instrui passo a passo, corrigindo detalhes e oferecendo caminhos alternativos em um momento de dificuldade.

Em uma aula de violão presencial junto ao professor, um bom profissional estará qualificado para lhe orientar sobre questões fundamentais que podem fazer toda a diferença. Indo desde postura corporal, afinação, regulagem do instrumento, seus primeiros acordes até dedilhados complexos.

Não basta apenas saber fazer embaixadinhas, é preciso ir pro jogo.

Depois de se preparar, tocar com outras pessoas é certamente o quê mais o fará evoluir. No começo é normal tremer na base mas com o passar do tempo o medo vai diminuindo e o prazer de fazer música vai acabar dominando você também.

Esperamos ter ilustrado um pouco a jornada do novo estudante de violão.

Na Usina Música além das aulas individuais nas quais o professor vai trabalhar suas dificuldades específicas de acordo com o repertório que você gosta, você também ganha aulas em grupo para poder tocar com outros alunos.

Assim juntamos o melhor dos dois mundos: ensino personalizado e experiência praticando música.

Agende uma aula cortesia

Sobre o Autor

André Nicolau

nicolau@usinamusica.com.br

O autor é Engenheiro de Áudio, Graduado em Marketing

Especialista em Eventos e Marketing Digital.

Escritor do Livro "Dirigindo Eventos" Laborciência Editora 2015

Professor de música/áudio desde 2004

Colunista da Revista Uma Coisa

Fundador e diretor da Usina Música - www.usinamusica.com.br