fbpx

Como Compor Uma Música

Como Compor Uma Música

O senso comum projeta a imagem de um compositor como alguém que nasceu com incríveis habilidades e por conta disso pode sair criando ótimas obras artísticas. Na vida real, não é assim que funciona!

Está mais do que comprovado que mesmo compositores brilhantes como Mozart, eram completamente dedicados. Gastavam milhares de horas estudando e criando entre processos árduos e frustrantes.

Como em qualquer outra atividade de criação, quanto mais dedicação e conhecimento maiores serão as habilidades do compositor.

Não à toa existem métodos, cursos, e até faculdades dedicados a instrução deste ofício.

Confira dicas simples para você conseguir focar e produzir:

1. Objetivo

Tenha claro o objetivo da música. Se você não está apenas compondo para você é importante saber qual propósito a obra deve atingir. Se for um pedido ou uma encomenda de outra pessoa, nada melhor do que conhecer as expectativas da pessoa. Peça referências e tente não fugir destas referências.

2. Instrumentação

Seja prático! Quais instrumentos podem ser utilizados na obra? Você vai tocar com amigos? Quais instrumentos esses amigos de fato sabem tocar? Na hora de começar a compor é uma ótima ideia ter em mente quais instrumentistas irão executar a música ao vivo ou em uma gravação, além de conhecer as habilidades de cada instrumentista.

Imagine que você quer criar um solo e grava este solo no teclado, mas na realidade quem vai executá-lo é um guitarrista. Será bom saber se esse guitarrista tem a competência necessária, certo?!

3. Estrutura

Quanto tempo a música poderá durar? Qual será a velocidade (andamento)? Será alegre (tonalidade Maior) Triste ou melancólica (Tonalidade Menor)?

Crie um mapa coerente para te ajudar, indicando se terá verso, refrão, pontes e em quais momentos.

Promoção por TEMPO LIMITADO 50% de desconto nos cursos: Canto, Violão, Guitarra e Piano.*

Válido para o pacote semestral de 1 curso.

U4M ONLINE. O NOSSO CUIDADO, AGORA DE FORMA VIRTUAL.

4. Escolha da Harmonia

Existem divergências quanto ao iniciar uma composição pela harmonia (acordes) ou melodia (frases melódicas). No entanto observando alunos em fase de criação sugiro que o início seja pela harmonia. Escolha os acordes que julgar adequados para cada parte da composição. Em seguida tente gravar (no celular mesmo). A partir daí você poderá começar a arriscar melodias.

5. Grave tudo

Ouça e readéque o que considerar necessário. Mostre para amigos, peça opiniões e vá realizando alterações. Temos o costume de querer uma obra acabada rapidamente, mas até renomados compositores fazem e refazem seus trabalhos, então trate de caprichar e trabalhar na sua obra até que realmente entenda que não há mais nada para ser melhorado!

More to explorer

Qual Curso de Música Escolher?

Qual Curso de Música Escolher? Muitos adultos sentem vontade de aprender a tocar e cantar, mas diante de tantas opções, qual instrumento

Preparação para show

Como se Preparar para um Show

Tem muitas coisas que você tem que levar em consideração na hora de uma apresentação ao vivo. Eu acredito que a primeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar