fbpx

Como Melhorar Composições

Como Melhorar Composições

A frequência de criação melhora a performance! Por isso é ótimo manter-se constantemente criando. Isso não quer dizer que você tenha que escrever uma sinfonia a cada semana. Agora, se você ainda não tem clientes, não foi convidado para desenvolver uma trilha ou um jingle, como começar? Composições curtas são uma ótima opção! Melhor ainda se ela for para o ar, ou seja, esteja online para outras pessoas. Se você não sabe por onde começar, aqui vão duas ideias que podem te ajudar.

1. Vinheta para vídeos de Youtube

Se você não tiver um canal no Youtube, certamente conhece alguém que tenha. Uma parceria vai bem, você pode criar uma trilha curta para a abertura dos vídeos do seu amigo. Não esqueça de pedir para inserir seus créditos no final do vídeo.

2. Vídeos empresariais

Hoje em dia microempreendedores de todo o mundo são quase obrigados a produzir vídeos. Podem ser vídeos institucionais, vídeos de produtos, de processos ou de treinamento. Se você não conhece alguém que tenha uma microempresa para perguntar se pode participar de forma colaborativa da trilha, experimente perguntar no Facebook se alguém precisa. Na maioria das vezes ao fazer estes tipos de vídeos são buscadas trilhas brancas. Estas são músicas sem direitos autorais, você encontra uma imensidão deste tipo de trilha gratuitamente na internet. Mas, usar trilhas brancas é como usar banco de imagens. Quem está assistindo percebe que não é original. Aquela não é a imagem da empresa. Aquela música não faz parte daquele vídeo. E é aí que você entra!

Processo de composição na Usina Música

Se sua curiosidade foi instigada, agora vou contar um case particular: Como na prática desenvolvemos o assunto de composição na Usina Música. É muito comum que músicos gostem de criar, compor e gravar. Desde o início das atividades da Usina em 2003, sempre tentei conciliar as atividades da empresa entre: cursos de música, eventos e gravação. No início gravávamos bandas e muito raramente compúnhamos uma trilha musical para algum evento. Com o passar do tempo foram chegando clientes e mais clientes com projetos maiores. Apesar de os processos sofrerem muitas alterações, uma coisa foi comum, sempre trabalhei por projetos. Montando equipes de acordo com o tempo, complexidade e orçamento que estavam disponíveis. Hoje em dia a Usina Música conta com alguns professores e muitos deles adoram esse universo de composição. Além de dar aulas, cada profissional desenvolve seus projetos particulares, em seus home studios. Eu, por exemplo colaboro com áudios e trilhas para um grande amigo, Renato Machado, que é chargista e desenvolve charges animadas. Esses trabalhos para as charges são rápidos e envolvem muito mais um alinhamento conceitual do que técnicas rebuscadas de composição. Como são informações pontuais que precisam ser entendidas, optamos sempre por pouca informação sonora.
Confira uma Charge Animada
Confira um trabalho de composição de trilha que realizamos para a Volvo Construction Equipaments
Isso aí! Quem curte criar música não consegue parar. E é muito frustrante não ter a sua obra atingindo outras pessoas. Espero que essas dicas e o relato do case tenham de alguma forma te dado uma luz, para que você também possa expor sua criação.
Veja nosso artigo com dicas para você começar a compor

Promoção por TEMPO LIMITADO 50% de desconto nos cursos: Canto, Violão, Guitarra e Piano.*

Válido para o pacote semestral de 1 curso.

U4M ONLINE. O NOSSO CUIDADO, AGORA DE FORMA VIRTUAL.

More to explorer

Qual Curso de Música Escolher?

Qual Curso de Música Escolher? Muitos adultos sentem vontade de aprender a tocar e cantar, mas diante de tantas opções, qual instrumento

Preparação para show

Como se Preparar para um Show

Tem muitas coisas que você tem que levar em consideração na hora de uma apresentação ao vivo. Eu acredito que a primeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar