Dicas Musicais

Por Dentro do Centro Cultural São Paulo

Por Dentro do Centro Cultural São Paulo

Você Faz Parte do Centro Cultural São Paulo?

Dia 22 de Maio eu e meu sócio, Leandro, fomos convidados, em nome da Usina Música, a assistir um bate papo bem interessante – 20 Anos Antes e Depois: A Cultura numa Instituição como a Nossa

Na roda de conversa na Sala Jardel Filho ouvimos relatos que nos fizeram rir, entender e também nos preocupar.

Sobre o Espaço

O CCSP, imponente, com estrutura arquitetônica inigualável, visível em grandes avenidas da cidade, acessível por diversas entradas, oferece programação cultural para muitos gostos. Por ali tem gente estudando, gente dançando, gente apenas encostada em um canto descansando.

Aliás os dançarinos são fãs dos corredores. O atual diretor Cadão Volpato contou que os reflexos nos vidros e a textura do piso são ótimos atrativos.

Milhares de livros, milhares de metros quadrados, centenas de pessoas. Uma história cheia de desafios e acontecimentos notáveis, como o show da Legião Urbana em 1983. Toda essa história enriquece o espaço que talvez mereça mais reconhecimento.

Quem Fez e Faz Parte

Ricardo Ohtake quando começou a contar historias de antigamente, desde o tempo da construção e a bagunça gerada pelas obras no enorme espaço nos transportou para o início do que seriam os repetitivos problemas políticos que a instituição faria parte.

Foi possível compreender que apesar do trabalho de tantas pessoas envolvidas por tanto tempo, algumas questões inibem melhorias no espaço.

Sob a visão do ex-secretário de cultura de São Paulo, Augusto Calil, que também foi diretor do CCSP o espaço sofre as consequências da falta de autonomia e orçamento.

É como se a grandeza do local intimidasse a prefeitura, que acaba deixando o CCSP de lado.

Um Pouco de Independência

Durante a conversa muitos pontos foram levantados, mas fica a percepção geral sobre a necessidade da ação da Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo. Ela é fundamental para preservação do espaço. Tanto são importantes os recursos financeiros destinados ao CCSP através da união dos Amigos quanto a força para que a gestão do local seja independente à prefeitura de São Paulo.

(Para comemorar o seu aniversário, a AACCSP preparou uma programação especial para os meses de Maio e Junho.

Somos Parte

Como moradores de São Paulo foi impossível ouvir as historias e continuarmos nos sentindo desconectados de um local tão especial.

Compreendemos que o CCSP é parte importante da nossa cidade. Perto o suficiente para estar na “rota da Paulista” ou longe o bastante para ser um local autônomo, não importa. Fomentar, divulgar e cuidar da nossa cultura, sim, é o que importa.

A partir deste momento o Centro Cultural São Paulo tem mais um “amigo”, a Usina Música. Através de nossos sistemas de comunicação virtuais e off-line seremos um megafone do que está acontecendo no espaço. E esperamos que assim como nós, - você também - músico, artista, faminto cultural, abrace e ajude a cuidar do nosso CCSP.

Links

Face do CCSP

Site do CCSP

Sobre o Autor

André Nicolau

nicolau@usinamusica.com.br

O autor é Engenheiro de Áudio, Graduado em Marketing

Especialista em Eventos e Marketing Digital.

Escritor do Livro "Dirigindo Eventos" Laborciência Editora 2015

Professor de música/áudio desde 2004

Colunista da Revista Uma Coisa

Fundador e diretor da Usina Música - www.usinamusica.com.br